“Vivendo de forma diferente após a COVID-19”: rumo a um novo modelo de cidade” – um projeto em andamento

O projeto “Vivendo de maneira diferente após a COVID-19” nasceu de uma reflexão sobre o confinamento forçado pela COVID-19, quando nossos apartamentos se tornaram pequenos demais para conter todas as funções, nossos bairros muito compactos, a oferta muito perigosa. A situação nos trouxe de volta ao básico: nossa conexão com o espaço ao nosso redor (nosso habitat, nossa vizinhança, natureza); nossa conexão com a agricultura (necessidades básicas); nossa dependência de energia (água, eletricidade, gás); nossos laços sociais (nossas atividades sociais online ou, de maneira mais direta, com nossos vizinhos).

Nossa pesquisa levou à demonstração da cidade como um processo morfogenético (implantação de formas urbanas, socioculturais e simbólicas) e semiogênico (reinvestimento de suas formas). Viver juntos implica legislar (saber agir em conjunto), nomear (garantir que as leis nos ajudem a empreender juntos) e produzir (a articulação entre legislar e nomear garante que os processos de produção sejam realizados sem preocupação). Em outras palavras, podemos dizer que legislar, nomear e produzir são os três pilares de toda a urbanidade.

O movimento urbano que está se formando nesse novo contexto está nos levando a olhar o mundo de maneira diferente, a viver de maneira diferente. De repente, fomos chamados para agir e proteger conscientemente um ao outro. A importância da interconectividade em nossas vidas foi enaltecida e todos nós apreciamos mais um ao outro. Esse movimento é baseado na vida comunitária, no respeito por nós mesmos e pelos outros, pela natureza e pelo meio ambiente. Começa com uma nova filosofia, envolvida na economia circular, sem recusar outras formas de organização econômica.

Esse movimento emergente se traduz em uma abordagem diferente ao nosso modo de vida, à maneira como nos conectamos com os outros, aos nossos espaços de convivência, à maneira como usamos nossos recursos, como consumimos de forma inconsequente. Chama a atenção para os significados do equilíbrio com a natureza, do respeito ao meio ambiente, da redução do impacto. Nosso impacto, em tudo. Vivendo de maneira diferente.

(Isabel Marcos)

Outros projetos:

Website: https://www.isabelmarcos.net/projects

ANO

2020

AUTORES

Isabel Marcos