Urban Contexts and Immigrant Organizations: Differences in New York, El Paso, Paris, and Barcelona [Contextos urbanos e organizações imigrantes: Diferenças em Nova York, El Paso, Paris e Barcelona] | Artigo
Resumo: “Este artigo compara organizações de imigrantes e/ou étnicas em quatro grandes cidades receptoras de imigrantes e revela variações substanciais entre estas cidades que servem como “porta de entrada” de imigrantes. Utilizando dados de trabalho de campo etnográfico e uma base de dados original de organizações relevantes nas cidades de Nova Iorque; El Paso, Texas; Paris; e Barcelona, o autor encontra diferenças no tipo e densidade organizacionais, bem como na sua legitimidade e financiamento. Este artigo contribui para uma literatura crescente sobre organizações de imigrantes. Embora as organizações de imigrantes tenham uma longa história em algumas cidades, podem nem sempre funcionar de forma a melhorar a integração dos refugiados e dos migrantes. A comparação das organizações de imigrantes é frutuosa porque nos dá mais informações sobre os sistemas políticos municipais e nacionais e sobre a razão pela qual localidades distintas lidam com as minorias culturais de formas diferentes. Estas comparações podem ajudar os leitores a compreender as barreiras e os obstáculos que os imigrantes encontram nas diferentes cidades e informar os políticos ‘tomadores de decisão’ na concepção de melhores abordagens para incorporar os imigrantes.”
O artigo foi publicado em 2020 e complementa pesquisas do autor Ernesto Castañeda, como o livro “A Place to Call Home: Immigrant Exclusion and Urban Belonging in New York, Paris, and Barcelona [Um lugar para chamar de casa: exclusão de imigrantes e pertencimento urbano em Nova Iorque, Paris e Barcelona]”
Foto: Jorge Láscar (CC BY 2.0)
ANO
2020
AUTORES
Ernesto Castañeda
EDITORES
Katharine M. Donato, Elizabeth Ferris, SAGE Journals