“The New Urban Aesthetic: Digital Experiences of Urban Change (2022)” [A Nova Estética Urbana: Experiências Digitais de Mudanças Urbanas] por Mónica Montserrat Degen & Gillian Rose

Resumo: “The New Urban Aesthetic explora como as cidades do mundo todo estão sendo transformadas e reconfiguradas pelas forças gêmeas das tecnologias digitais e da ‘marca urbana’ [urban branding] em nome do capitalismo global. Ambas as mudanças induzem a novas experiências corporais sensoriais, e essa reconfiguração mediada digitalmente acerca da sensação das cidades é o que este livro chama de nova estética urbana.

Concentrando-se em estudos de casos importantes de mudanças urbanas, desde Londres a Doha, o livro explora como diferentes tipos de mediação digital desempenham um papel central na transformação urbana, desde aplicativos de telefone para cidades inteligentes até interações de mídia social e visualizações geradas por computador. O livro revela como diferentes versões da nova estética urbana organizam diferentes experiências sensoriais de temporalidade e espacialidade, levando a uma nova compreensão da maneira como vivenciamos as cidades atualmente.

The New Urban Aesthetic é uma leitura essencial para pesquisadores e estudantes de estudos urbanos, arquitetura, estudos digitais, sociologia e geografia humana.”

O livro está disponível, em inglês, no site da Bloomsbury.com.

ANO

2022

AUTORES

Mónica Montserrat Degen & Gillian Rose

EDITORES

Bloomsbury