“The Making of Grand Paris: Metropolitan Urbanism in the Twenty-First Century (2016)” [Criando a Grand Paris: Urbanismo Metropolitano no Século 21] por Theresa Enright

Resumo: “Uma análise crítica do planejamento metropolitano em Paris – a iniciativa ‘Grand Paris’ – e a construção da atual cidade global em rede. Em 2007, o governo francês anunciou a iniciativa “Grand Paris”. Esse ambicioso projeto reimaginou a região de Paris como integrada, equilibrada, global, sustentável e próspera. A solidariedade metropolitana uniria as populações divididas; um novo sistema de transporte, o Grand Paris Express, conectaria a cidade próspera com os subúrbios de baixa renda; instituições otimizadas substituiriam as estruturas de governança fragmentadas. O Grand Paris é mais do que um plano de renovação; é um novo paradigma para o urbanismo. Nesta primeira análise em língua inglesa do Grand Paris, Theresa Enright oferece uma análise crítica dos estágios iniciais do projeto, considerando se ele pode atingir suas metas de competitividade econômica e igualdade.

Enright argumenta que, ao orientar a cidade em torno do crescimento e da mercantilização, o Grand Paris reproduz as hierarquias sociais e espaciais que pretende abordar. Por exemplo, os grandes gastos com o Grand Paris Express não são feitos para o bem público, mas para aumentar a atratividade da região para os investidores privados, desencadeando um boom imobiliário, incentivando a gentrificação e deixando muitos residentes ainda incapazes de ir de um lugar para outro.

Enright descreve a Grand Paris como um exemplo do que ela chama de “grande urbanismo”, um planejamento em larga escala que se baseia em megaprojetos de infraestrutura para reconfigurar regiões urbanas em busca de um redesenvolvimento especulativo. A democracia e a igualdade sofrem com os processos do grande urbanismo. Dada a lógica de mercantilização na qual o Grand Paris se baseia, é provável que elas sejam prejudicadas à medida que o projeto avança.”

 

O livro está disponível, em inglês, no site da MIT Press.

 

Foto: Nathan Gibbs (CC-BY-NC-SA 2.0)

ANO

2016

AUTORES

Theresa Enright

EDITORES

MIT Press