“The Berlin Techno Myth and Issues of Diversity (2020)” [O mito do techno de Berlim e questões da diversidade] por Bianca Ludewig | Capítulo de Livro
Resumo “Neste capítulo, apresentarei uma visão geral das questões de diversidade no campo da música eletrónica (dance) e das culturas clubbing de Berlim. Esta perspectiva é assumida do ponto de vista de um membro da rede female:pressure e de uma investigadora de música popular e estudos culturais. Este capítulo começa por abordar a questão da diversidade no contexto da minha investigação de doutoramento sobre festivais de vanguarda alemães e austríacos ou festivais transmídia (defino festivais transmídia como festivais urbanos que apresentam não só música eletrónica experimental e de discoteca, mas também uma gama diversificada de outras formas de arte, tais como discurso, arte multimédia, arte sonora, escultura/instalação ou performance, frequentemente ligadas à tecnologia). Ao desvendar a busca por mais diversidade nas culturas de discoteca, começarei com uma discussão sobre a desigualdade de género e como esta está ligada à tecnologia, apresentarei a plataforma female:pressure e discutirei o silenciamento de diversas perspetivas na história das culturas de discoteca. Também aponto alguns dos mitos que têm sido repetidamente contestados sobre o techno de Berlim, pois repeti-los não os torna factos, apenas torna essas histórias mais suspeitas; ou, pelo menos, incompletas (à custa de outros grupos e subculturas). Posteriormente, relaciono essa discussão com o boom do techno em Berlim e concluo apontando o recente aumento dos coletivos e o desafio de solucionar problemas coletivamente, terminando com uma visão panorâmica das questões em jogo. O título do livro, The “New” Age of Electronic Dance Music and Club Culture (A “nova” era da música eletrónica de dança e da cultura clubbing), convida fortemente a essa investigação. Isso é feito através de uma mistura de relatos pessoais e discussões sobre o trabalho de outros investigadores, cobertura mediática e documentação em vídeo.”
Este capítulo de livro faz parte de The New Age of Electronic Dance Music and Club Culture e encontra-se disponível, em inglês, pela Springer Nature.
ANO
2020
AUTORES
Bianca Ludewig
EDITORES
Springer Nature