“Talking Walls: Exploring Graffiti as ‘Artivism’ in Public Spaces” [Muros que Falam: Explorando Graffitti enquanto ‘Artivismo’ em Espaços Públicos] por Mariza de Alencar e Paiva | Dissertação de Mestrado
Resumo: “Esta dissertação pretende discutir a relação entre o graffiti enquanto expressão da arte urbana e a
apropriação dos espaços públicos, explorando as narrativas urbanas implícitas nessa forma de arte
urbana. Além disso, relaciona as tipologias do graffiti com o conteúdo das mensagens enviadas aos
usuários do espaço público, como uma tentativa de entender a influência que essas expressões podem
ter em questões como a ocupação, transformação e contestação de determinadas áreas do tecido
urbano. Para tanto, analisa a produção de material visual e textual gerado em situações subculturais,
comissionadas e institucionais, com o objetivo de investigar o papel do graffiti e da arte urbana como
mediadores de uma voz coletiva mais ampla. Explora também o conteúdo das narrativas e estuda a
relação entre o local e os temas, considerando a volatilidade que permeia este assunto.
A primeira parte deste trabalho consistiu na construção da fundamentação teórica, através de revisão
bibliográfica. O capítulo inicial dispõe os conceitos relevantes relacionados à temática, um breve
apanhado histórico e as tipologias de graffiti a serem analisadas em capítulos posteriores, e finaliza por
ressaltar a contradição inerente à perceção coletiva do graffiti – que têm oscilado constantemente entre
aclamado, aceitável e rejeitado. Na sequência são abordadas as narrativas, são discutidos os conteúdos
e a sua ligação com uma contestação a nível de coletividade. Este mesmo capítulo inclui ainda a
questão da importação e exportação de temáticas e narrativas, abrangendo o posicionamento político
implícito nas mensagens. A definição das tipologias e classificação das narrativas foi especialmente
importante por servir de base para a investigação da relação entre conteúdo e localização, e de como o
graffiti pode ser utilizado como ferramenta de contestação e ativismo no contexto urbano atual. Em
seguida, e para finalizar a parte teórica, foi feita uma exploração sobre a possível conexão entre o
conteúdo das mensagens e a localização onde os graffitis são inseridos, tanto mundialmente como
dentro de cada ambiente urbano em si.
Subsequentemente, é feita a introdução da metodologia utilizada para a pesquisa, seguida do estudo
comparativo de casos envolvendo cidades no Brasil e em Portugal, seguido da avaliação dos dados
coletados através das entrevistas feitas com graffiters e artistas de rua.
Foi possível observar a existência de uma estreita relação entre a arte de rua – especialmente o graffiti
em todas as suas categorias de produção – e a reivindicação de espaços públicos e questões públicas
por meio do ‘artivismo’ (arte + ativismo). Isso tem sido notado em muitas cidades do mundo, incluindo
brasileiras e portuguesas, o que revela um fenômeno atual e crescente, capaz de ultrapassar fronteiras
territoriais, que ocorre paralelamente em vários lugares do mundo. Este fenômeno evidencia um
padrão de contestação e apropriação dos espaços públicos mediados por expressões artísticas nas
cidades contemporâneas.”
Palavras-chave: Graffiti, Narrativas Urbanas, Expressão Coletiva, Contradição, “Artivismo”
Esta dissertação de mestrado, escrita por Mariza de Alencar e Paiva, foi defendida em 2020 na FEUP/FAUP para o Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano da Universidade do Porto. A dissertação se encontra disponível, em inglês, no Repositório Aberto da Universidade do Porto.
Foto: Lucas Novais / Acervo Passeio
ANO
2020
AUTORES
Mariza de Alencar e Paiva
EDITORES
Prof. Dr. Sara Maria dos Santos Rodrigues da Cruz