“Sentidos da diversidade em São Paulo e Lisboa: patrimônios e alteridades nos centros urbanos (2023)” de Micaela Altamirano | Tese de Doutoramento
Resumo: “Esta pesquisa investiga quais os sentidos produzidos pelos patrimônios culturais edificados que compõem o espaço urbano das regiões centrais de Lisboa e São Paulo onde se observa a presença contínua de grupos sociais minorizados que ali desenvolvem suas práticas de vida e deixam suas marcas e em que medida tais práticas participam da produção de sentido desses locais a ponto de inscreverem novas camadas de memória no espaço público e desestabilizarem as narrativas identitárias dominantes. Para isso, desenvolvemos um estudo comparativo sobre pontos de visibilidade dos patrimônios culturais materiais/imóveis presentes nos espaços públicos destas cidades, com uma abordagem à luz da teoria semiótica greimasiana e seus desdobramentos, em articulação com os conceitos dos Estudos Culturais. Desta forma, buscamos identificar traços identitários e narrativas presentes ou ausentes que representam ou não as populações e as práticas de vida que habitam esses espaços a fim de compreender de que modo esses patrimônios se colocam em interação com esses grupos e em que medida são ressemantizados no tempo presente. Para tanto, perseguimos a hipótese central de que os patrimônios culturais que habitam espaços públicos dessas áreas não acompanham o atual apelo global à diversidade cultural e, ao contrário, traduzem identidades dominantes que mobilizam diversas formas de colonialidade e produzem semioticamente diferenças que atuam na manutenção da exclusão ou invisibilização das populações politicamente minorizadas. O estudo está dividido em duas partes: a análise dos discursos e eventos que atuam historicamente na construção de uma identidade dominante que permanece presentificada nos patrimônios das duas cidades; a identificação e análise a partir da presença da pesquisadora nos locais que compõem o corpus, inseridos em seus centros históricos e áreas contíguas, onde se observa a presença de grupos sociais minorizados que estabelecem relações com esses patrimônios. Os resultados mostram que, embora a reafirmação das identidades dominantes persista na paisagem de ambas as cidades, a insistente presença desses grupos e suas práticas de vida inserem descontinuidades na lógica dominante do espaço urbano e criam ali formas de política prefigurativa, revelando caminhos para a produção de um patrimônio ambiental urbano mais alinhado com a realidade social das capitais contemporâneas.”
Esta tese de doutorado, escrita por Micaela Altamirano sob orientação de Moisés Martins e Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, foi defendida em 2023 no Doutoramento em Estudos Culturais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, estando disponível em Português no RepositóriUM.
Foto: Diego3336 (CC BY 2.0)
ANO
2023
AUTORES
Micaela Altamirano
EDITORES
Moisés Martins & Ana Claudia Mei Alves de Oliveira