Se liga no som: As transformações do rap no Brasil – Ricardo Teperman
Resumo: “Uma combinação explosiva entre batida, letras contundentes e inovação no modo de cantar seduziu uma legião de jovens e dobrou os críticos mais conservadores. Este livro é uma introdução à história do rap e como ele foi incorporado no cenário musical brasileiro.
Não há como falar sobre o rap sem associá-lo ao racismo e à desigualdade social. Assim como nos Estados Unidos, os rappers brasileiros saíram dos bairros periféricos para se projetarem no cenário musical. Com posições de enfrentamento, outras mais apaziguadoras, questões caras sobre a sociedade brasileira emergem na produção artística desses jovens músicos.
A ambiguidade do poder público em relação às batalhas de rua, o posicionamento dos rappers no mercado musical, a adesão da indústria fonográfica e de artistas consagrados são alguns dos temas tratados neste livro, que, longe de trazer respostas definitivas, propõe, a partir de uma introdução da história do rap, provocar, questionar, levantar dúvidas sobre essa nova e, acima de tudo, estimulante forma de fazer música.”
O livro foi lançado em 2015 pelo antropólogo Ricardo Teperman, que à época do lançamento, também chegou a ser entrevistado pela Univesp, trazendo mais detalhes acerca da criação e dos temas da obra.
Créditos da imagem: Rafael Vilela (CC BY-SA 3.0)
ANO
2015
AUTORES
Ricardo Teperman
EDITORES
Claro Enigma