Ravanello, T. F. R. (2018) Mercado online da fotografia: reconfigurações nos processos de comunicação e nas dinâmicas de distribuição de obras de arte

A tese de doutoramento que aqui se apresenta tem por objetivo a elaboração de um modelo de comunicação do funcionamento do mercado online primário da fotografia artística a partir da leitura de um cenário já existente do mercado da arte, mas ainda pouco explorado por pesquisas acadêmicas. Partimos do pressuposto que vivenciamos hoje um novo paradigma de comunicação a partir da internet e que, com ele, os formatos de circulação e consumo cultural foram significativamente alterados. A internet introduz a conformação de novos ambientes socioculturais capazes de interferir nesse ecossistema e oportunizar ao indivíduo a sua inserção em esferas diferenciadas de reconhecimento. Nesse sentido, o mercado da arte ganhou novos contornos e o ambiente online é agora um desdobramento óbvio do mercado físico tradicional. Entretanto, defendemos aqui que o mercado online não está desvinculado do mundo físico tradicional da arte e que o artista depende da construção de capital social junto a instâncias de legitimação nesses dois contextos. A tese está dividida em duas grandes partes, uma teórica e outra empírica. Os quatro primeiros capítulos compreendem conceitos, teorias e ideias que norteiam esta tese, apresentando desde as mudanças estruturais em cenários sociais, econômicos e culturais até a posição ocupada hoje pelo artista no contexto do mundo da arte, a partir de uma abordagem de caráter bibliográfico e de natureza aplicada. A pesquisa empírica é composta por dois estudos, um com foco na atuação do artista e outro com foco nas plataformas online de distribuição de fotografias artísticas. A fundamentação metodológica aplicada em cada estudo empírico é detalhada nos seus respectivos capítulos. O último capítulo é dedicado à apresentação do modelo de comunicação, fundamentado na proposta dos círculos de reconhecimento de Bowness (1990), Heinich (1998) e Rojzman (2005) e na lógica de comunicação em rede abordada por Castells (2002; 2007) e Cardoso (2009; 2013).

 

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ANO

2018

AUTORES

Tatiana Fátima Rehbein Ravanello