Ravanello, R. B. (2018). Narrativas para bens culturais: tecnologias e aplicabilidades da fotografia digital expandida em museus virtuais

A evolução tecnológica de ecrãs de uma década atrás, demandou ao campo da comunicação e do design a busca de novos conhecimentos para o desenvolvimento relativo a conteúdos interativos. No mesmo período a fotografia digital estava em adiantado estado de uma transformação radical, em relação aos seus processos técnicos e aos seus entendimentos teóricos, no sentido de um movimento ontológico que se afastava da realidade e se aproximava da ficção. Buscamos com esse estudo, encontrar formas de tornar motivador e eficiente o acesso a determinados conteúdos, a partir das novas possibilidades técnico-conceituais do que se convencionou chamar de fotografia expandida. O objetivo geral que nos lançamos, busca compreender os requisitos do projeto, relativos à linguagem e narração que contribuem para ampliar o espetro emocional em narrativas a partir da fotografia digital expandida. Nosso estudo partiu do que sugere a literatura dessa área sobre os elementos e estratégias de linguagem fotográfica, narrativa e cognição. Trata-se, portanto, de um estudo transdisciplinar, onde triangulamos teorias e práticas de áreas de estudos diferentes, tais como os estudos literários, teorias da comunicação e do design, e também alguns tópicos relativos ao campo da neurociência. Nosso critério epistêmico permitiu produzir um conhecimento que tem sua validade determinada, onde confirmamos nossa hipótese inicial que sugeria que narrativas que se utilizam da fotografia digital expandida conseguem comunicar com espetro emocional informações de conteúdos museológicas, a partir de um conjunto de requisitos de design, através de uma interface.

 

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ANO

2018

AUTORES

Ricardo Brisólla Ravanello