Rasuras, ruídos e tensões no espaço público no Brasil: Por onde anda a arte de rua brasileira?

Resumo:

“O objetivo deste artigo é descrever as dinâmicas relacionais da arte de rua a partir de um olhar para as trajetórias de artistas memoráveis de duas cidades brasileiras, São Paulo e Fortaleza. Se há especificidades na maneira como os artistas de rua atuam nessas duas cidades, há também muitos pontos em comum, como a constituição de formas singulares de ocupação do espaço e de memórias políticas. Ao apresentar as especificidades das artes de rua e seus conflitos nas duas cidades, também se tentará situá-las no contexto político atual do país, mostrando como o Estado atua tanto para capturar como para reprimir essas intervenções.”

 

Palavras-chave
arte de rua; graffiti; pixo; reconhecimento; memória

 

Em artigo publicado em 2020, os autores Glória Diógenes (UFC) e Alexandre Barbosa Pereira (UNIFESP) concluem que a arte de rua representa “uma ação micropolítica cotidiana de jovens, pobres e negros, em sua maioria, em busca de um espaço, ainda que exíguo, na cena pública das grandes cidades brasileiras”. Você pode acessar o artigo neste link.

ANO

2020

AUTORES

Glória Diógenes, Alexandre Barbosa Pereira