Os Zés Pereiras: uma cultura musical do Entre-Douro-e-Minho

Resumo:

Sob direção artística de Nuno Dias, Tiago Manuel Soares e Napoleão Ribeiro, e com apoio da Direção Geral das Artes, o livro Os Zés Pereiras: uma cultura musical do Entre-Douro-e-Minho foi construído com base nos testemunhos de músicos de dezena e meia de grupos de zés pereiras, vários festeiros e diversos construtores de tambores e de gaitas-de-fole.

Com esses depoimentos, os autores puderam compreender as funções dos inúmeros grupos de tamborileiros nos rituais religiosos, nos rituais de passagem e noutras cerimónias dos territórios do noroeste português.

Dessa investigação resultou um trabalho que contém mais de cinco dezenas de toques em partitura e vídeo, assim como menções a numerosas fontes documentais e iconográficas, recolhidas ao longo de vários anos pelos autores. Isto torna a publicação uma referência para o estudo da história desta prática musical, popularizada desde o final da Guerra Civil de 1830-1834 e que, em meados de oitocentos, já era designada como “zés pereiras” em Portugal e no Brasil.

ANO

2023

AUTORES

Napoleão Ribeiro; Tiago Manuel Soares; Abel Andrade

EDITORES

Tradisom