Os jovens e suas telas pós-modernas: reflexões em torno da cidade, do imaginário e da tecnologia

“Elemento fundamental da cultura contemporânea, a imagem exibida por telas de computadores pessoais, de televisores, telefones celulares e tocadores MP4 veicula informações, promove entretenimento, gera paradoxalmente distanciamento ou aproximação das pessoas e faz parte do cotidiano urbano.O videoclipe – materialização visual de canções “populares” em uma ambiance plena de signos voltados para os “jovens” – é um dos formatos que têm migrado de uma tela a outra e se renovado. Do ponto de vista da recepção, o videoclipe é assistido pela televisão, mas também pelo computador e pelos aparelhos portáteis. Na esfera da produção é feito profissionalmente, mas alternativamente por jovens amadores que partilham versões na Internet.Partindo dessas observações, o objetivo deste ensaio é refletir sobre o clipe musical, o imaginário sobre os jovens que ele porta e as possibilidades de mobilidade e de socialidade que envolve – especialmente no espaço das cidades”.

Palavras-chave: cidade, videoclipe, imaginário, juventude, tecnologia.

Arquivo completo. 

ANO

2012

AUTORES

Denise da Costa Oliveira Siqueira