Na Sublimação do Tempo: Braga nos arquivos fotográficos de Carneiro e Arcelino
“De cada vez que nos é lançada a possibilidade de regresso ao passado, somos remetidos a uma sensação de viagem através da memória. O tempo labora em nós um propósito tomado pela razão e sensibilidade que nos conquista atenções perante os registos que alvorecem as recordações.” (Gonçalves, 2024, p. 7)
Resumo: Os arquivos fotográficos possuem uma vasta e profunda base de memórias. Neles estão contidos muitos fragmentos que inscrevem pretéritos que contribuem para a preservação do conhecimento e da herança.
Este livro foi publicado por ocasião da exposição Na Sublimação do Tempo — Braga nos Arquivos Fotográficos de Carneiro e Arcelino, realizada na Galeria do Paço — Universidade do Minho e na Galeria do Jardim, Museu Nogueira da Silva — Universidade do Minho, de 23 Maio a 31 Agosto de 2024.
Citação retirada diretamente do livro Na Sublimação do Tempo: Braga nos arquivos fotográficos de Carneiro e Arcelino, que contém textos de António Gonçalves, Duarte Belo, Miguel Melo Bandeira e Nuno Borges de Araújo.
ANO
2024
AUTORES
Arcelino de Azevedo; Manuel Carneiro
EDITORES
Documenta