Moda sustentável, consumo consciente e comunicação: estudo de casos no Rio Grande do Sul
“O presente estudo busca compreender como o conceito de moda se relaciona com a sustentabilidade e o consumo consciente através da atuação de marcas que estão buscando novas formas de produzir artigos de vestuário e acessórios, com preocupação social e sem causar impactos ambientais. A moda, enquanto produção cultural da sociedade em determinado momento e espaço, reflete as transformações nas relações de consumo, nas quais a comunicação é parte importante na disseminação de valores sociais e ambientais. Mais do que artigos ecologicamente corretos, a moda sustentável pode gerar novos comportamentos e tendências transformadoras, produzindo sentido e repensando a lógica do consumo atual, cuja viabilidade econômica não pode estar desvinculada dos princípios éticos e sociais, além de redefinir o papel dos fabricantes, dos designers e dos consumidores. A partir de uma pesquisa qualitativa, foi realizada uma análise de estudo de casos múltiplos cruzados, com a participação de cinco empresas de moda de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil, cujas práticas foram identificadas, em diversos níveis e através de abordagens específicas, dentro dos critérios da sustentabilidade. Os dados levantados nas empresas e também através de uma amostra de consumidoras, sugerem que o equilíbrio na atuação de seus principais atores abre caminhos para novos negócios, pautados na ética e na responsabilidade, buscando um desenvolvimento mais sustentável na área. Nesse cenário, ainda em construção, o Slow Fashion representa uma alternativa de produção e consumo, cuja percepção depende de uma comunicação focada em seus valores, capaz de motivar e inspirar comportamentos que atendam ao novo paradigma que se estabelece: o do consumo consciente”.
ANO
2016
AUTORES
Madeleine Müller | Orientador: Francisco Mesquita