O Mercado Novo: transformações e composições no espaço urbano de Belo Horizonte, Minas Gerais

“Os mercados públicos vêm passando por transformações no espaço urbano pertinentes para a constante renovação nas sociedades complexas onde ocorrem processos sociais de dissolução e ressignificação dos espaços públicos. O Mercado Novo de Belo Horizonte congrega diversos grupos sociais, desde os tradicionais comerciantes do mercado de abastecimento a diferentes prestadores de serviços, como pequenas gráficas, luthiers, torneiros, serralheiros, pequenos comércios, que convivem com espaços ocupados por músicos e artistas. O prédio, originalmente criado para suprir o Mercado Central como uma área de abastecimento complementar, passou por modificações ao longo do tempo, as quais envolvem aspetos da propriedade pública e privada dos seus ambientes, num espaço onde ocorrem diversas combinações, em contexto de convivência entre os vários tipos de atores e atividades. O artigo analisa as composições dos espaços e de redes de interações sociais que os habitam a partir de dados de observação participante, conversas informais e levantamento de informações complementares”.

Palavras chaves: mercado novo (BH/MG), mercados públicos, composições urbanas, renovação urbana, consumo cultural

 

Disponível para leitura aqui.

 

Mafra, N. B. M. & Souza, C. V. (2019). O Mercado Novo: transformações e composições no espaço urbano de Belo Horizonte, Minas Gerais. Ponto Urbe, 25, 1-28. DOI: 10.4000/pontourbe.6936

ANO

2019

AUTORES

Nícia Beatriz Monteiro Mafra & Candice Vidal e Souza