“Machine Gun Voices: Favelas and Utopia In Brazilian Gangster Funk” por Paul Sneed
Resumo: “No primeiro estudo em livro sobre o gangster funk brasileiro em inglês, o autor recorre a uma combinação única de etnografia e ativismo comunitário realizada ao longo de vários anos vivendo e trabalhando na favela da Rocinha, uma das maiores do Rio de Janeiro, para explorar seu surgimento.
À primeira vista, a narrativa central que ele identifica coloca os moradores da favela contra as classes média e alta da sociedade brasileira dominante. Num nível mais profundo, porém, ele a interpreta como a história de uma visão de mundo afro-atlântica orientada para a comunidade contra a visão colonialista e imperialista desumanizante.
O gangster funk brasileiro é uma expressão do limite utópico da cultura jovem urbana do Rio de Janeiro, apontando para um improvável, mas poderoso sentido de esperança para uma maior coexistência, não só para os jovens das favelas do Rio, mas para todos nós em qualquer lugar. O funk brasileiro tem suas origens nas festas dançantes dos jovens, em sua maioria negros e mestiços, habitantes pobres do Rio de Janeiro no início dos anos 70, ao som do soul e do funk afro-americanos. A música destes bailes funk evoluiu juntamente com o advento da música eletrónica e do hip hop, principalmente através da influência de estilos como o electro funk, o freestyle dance e o Miami bass e de grupos e artistas como 2 Live Crew, Grandmaster Flash, Stevie B e DJ Battery Brain.
Devido às brigas de gangues em massa em muitas casas de dança nos subúrbios de baixa renda da cidade no final dos anos 80 e início dos anos 90, o funk dos bailes foi transferido para as comunidades informais e de baixa renda das favelas do Rio. Lá, o funk carioca passou por uma mudança crucial, pois os MCs e DJs locais começaram a se apresentar em português para abordar a vida cotidiana dos jovens pobres do Rio. Eles também começaram a tocar proibidão, muitas vezes em homenagem às facções criminosas que ostensivamente controlavam essas comunidades e organizavam as festas.”
O livro pode ser obtido em diferentes livrarias online, e foi escrito a partir da tese de doutoramento do autor Paul Sneed.