“Latino Mural Cityscapes: A Reflection on Public Art, History, and Community in Chicago after World War II (2011)” [Paisagens urbanas de murais latinos: Uma Reflexão sobre Arte Pública, História e Comunidade em Chicago após a Segunda Guerra Mundial] por Marc Rodríguez
Resumo: “Chicago é uma cidade conhecida por sua longa tradição de murais públicos, bem como por seu movimento de murais comunitários baseado nos bairros afro-americanos, mexicano-americanos e porto-riquenhos da cidade. Embora os murais geralmente retratem as lutas de comunidades distintas, os artistas refletem uma diversidade que não é facilmente reduzida a categorias raciais ou étnicas. Como seus muitos autores e artistas demonstraram, Chicago é uma cidade que não se encaixa facilmente em uma delimitação ou categorização. Este ensaio é um esforço para considerar a arte dos latinos em Chicago a partir da perspectiva de um historiador, em um esforço para situá-los em termos de seu significado (ou seja, as coisas que a arte parece representar ou as narrativas que a arte parece revelar) e seu lugar na cidade (historicamente) e sua localização contínua em um ambiente definido pela gentrificação e pela destruição e renascimento de comunidades em Chicago, uma cidade há muito tempo reconhecida por ondas de imigrantes. Neste ensaio, fiz um esforço especial para me abster de discussões sobre teoria cultural e usar esses materiais com parcimônia”
Este capítulo de livro faz parte do livro “EthniCities: Metropolitan Cultures and Ethnic Identities in the Americas”, editado por Martin Butler, Jens Martin Gurr & Olaf Kaltmeier. O capítulo do livro está disponível no ResearchGate.
Foto: Ericcooper (CC-BY-SA 4.0)
ANO
2011
AUTORES
Marc Rodríguez
EDITORES
Martin Butler, Jens Martin Gurr & Olaf Kaltmeier