“Hip-hop com sotaque do Porto: Vozes de ativismo e de intervenção social (2021)” por Sérgio Valdemar da Silva Ribeiro | Dissertação de Mestrado
Resumo: “Na última década, o hip-hop estabeleceu-se como o género musical mais ouvido em todo o mundo. Por ser um movimento artístico-cultural, especialmente atrativo para as camadas jovens da sociedade, e que dita alguns dos mais relevantes paradigmas da vivência urbana na contemporaneidade, o seu impacto social demonstra-se bastante pertinente no âmbito da investigação sociológica. O hip-hop de língua portuguesa, desde a sua consolidação no panorama musical português por volta da década de 1990, tornou-se bastante diversificado e influenciou diferentes gerações. O presente projeto pretende analisar o trabalho de artistas, oriundos do Grande Porto, que desde o início das suas carreiras musicais sempre adotaram um sentido de ativismo e de intervenção social através das suas obras e projetos. Pretende-se compreender o desenvolvimento da cena hip-hop portuense e analisar o papel desta (sub)cultura/cena como arma de comunicação, identificação e, de uma forma geral, intervenção social na sociedade portuguesa.
No panorama atual, em que muita da música pop mainstream banaliza e/ou massifica – globalmente – valores e atitudes, importa dar destaque a artistas que numa escala local almejam fazer a diferença, criando obras e projetos de ação e de intervenção face às problemáticas estruturantes dos quotidianos juvenis. Através de uma pesquisa de recorte predominantemente qualitativo surgem dois estudos de caso alargados e muito emblemáticos: os Mind Da Gap e os Dealema. Poucos trabalhos de pesquisa sociológica foram elaborados sobre o hip-hop portuense; e menos ainda sobre estas duas relevantes bandas. A presente Dissertação importa uma pesquisa teórica sobre a música como agente de mudança social e uma pesquisa empírica sobre as criações dos artistas em análise e as suas próprias conceções sobre a temática apresentada, considerando esta dialógica a estratégia de investigação mais promissora e disruptiva no panorama da sociologia das artes, da cultura e da música em Portugal na contemporaneidade.
Palavras-chave: hip-hop, artivismo, intervenção, música, Grande Porto.
Esta dissertação de mestrado, escrita por Sérgio Valdemar da Silva Ribeiro sob orientação da Professora Doutora Paula Guerra, foi defendida em 2021 no Mestrado em Sociologia da Universidade do Porto, estando disponível em Português no Repositório Aberto da Universidade do Porto.
ANO
2021
AUTORES
Sérgio Valdemar da Silva Ribeiro
EDITORES
Paula Guerra