“Grinding inequality: gender, race and class in South African street skateboarding (2023)” [Desigualdade sobre rodas: gênero, raça e classe no skate de rua Sul-Africano] por Hans Berner | Tese de Doutoramento

Resumo: “A presente dissertação fornece uma análise interseccional do skate sul-africano com base em 14 meses de trabalho de campo historiográfico e etnográfico na Cidade do Cabo e em Joanesburgo, realizado entre 2016 e 2020. Em primeiro lugar, Berner explora a história social do skate sul-africano desde a década de 1960 até o final da década de 2010, relacionando-a com os desenvolvimentos sociais gerais no apartheid e na África do Sul democrática, e traçando seu desenvolvimento de um “esporte branco” para uma cultura e um esporte juvenil socialmente diversificado. Em segundo lugar, Berner examina as relações de gênero, o desempenho da masculinidade por meio de práticas corporais no espaço público urbano e o sexismo e a homofobia no skate. Em terceiro lugar, o autor destaca o potencial do skate para promover a integração social e se envolve detalhadamente com as desigualdades persistentes de raça e classe no skate sul-africano. Berner reconhece o skate como um esporte e uma cultura jovem socialmente diversificada, mas também revela como as desigualdades sociais e estruturais da sociedade mais ampla são espelhadas e reproduzidas. Refletindo criticamente sobre as descobertas, Berner discute o potencial e as limitações do skate na promoção de esportes públicos no contexto sul-africano.”

 

Essa tese de doutorado, escrita por Hans Berner sob a supervisão de Katharina Schramm, foi defendida em 2023 no programa de doutorado em Antropologia Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Bayreuth, e está disponível em inglês no Repositório da Universidade.

ANO

2023

AUTORES

Hans Berner

EDITORES

Katharina Schramm