Cidades, cultura e globalização

Em Cidades, cultura e globalização, livro organizado por Carlos Fortuna, há um olhar atento acerca do indispensável cruzamento inter-discursivo sobre o universo urbano e social, a partir do contributo de inúmeros autores de referência na área.

“Na Parte I desta coletânea – “Metrópole, urbanismo e vida urbana” -, incluem-se alguns dos textos que marcaram mais profundamente o trajeto inicial da Sociologia urbana. Aos pontos de contacto existentes entre os ensaios de Georg Simmel e de Louis Wirth, contrapõe-se o texto de Walter Benjamin, um documento precioso, de meados deste século XX, sobre o modo como a cidade da modernidade se faz de memórias do passado e de crenças otimistas no futuro.
A Parte II – “Globalização e intermediação cultural” – inclui três textos sobre alguns dos vetores do reconhecimento da cidade e da cultura urbana. Em tempos de globalização, o texto de Mike Featherstone entrelaça o local com o global e interroga-se sobre o sentido da nossa cultura (pós)moderna. Laura Bovone pergunta quem são, como atuam e que visões fornecem os novos agentes da intermediação cultural, responsáveis pela atribuição de sentidos à cultura urbana. Alan Warde, por seu turno, ilustra, recorrendo ao campo da gastronomia, a pertinência das ações de intermediação cultural na combinação de universos imaginários com práticas sociais e modos de apresentação estilizada do corpo.
Já na parte III – “Cidades e globalização” – desta seleção de textos recolhe seis estudos de caso sobre diferentes cidades. O que os une entre si é a ampla concepção de cultura urbana que deles se recolhe. Sem que seja objeto de análise detalhada, todos os casos têm por referência a alteração dos modos de estar e de imaginar a cidade em tempos de globalização da cultura, da economia e dos modos de governação.” (1997, p. 9)

 

Disponível na íntegra para download.

Documentos

ANO

1997

AUTORES

Carlos Fortuna