“Film and the City: The Urban Imaginary in Canadian Cinema (2014)” [O Filme e a Cidade: O Imaginário Urbano no Cinema Canadense] por George Melnyk | Livro
Resumo: “A maioria dos canadenses vive na cidade, fato que muitas vezes não é reconhecido pelos filmes canadenses do século XX, com sua preferência por temas de sobrevivência na natureza ou vida rural. Os filmes canadenses modernistas tendem a apoiar o que o estudioso de cinema Jim Leach chama de “projeto nacionalista-realista”, um estilo de documentário que enfatiza o exotismo e o mito da terra. No entanto, nas últimas décadas, a hegemonia do anglo-centrismo foi desafiada pelas perspectivas francófonas e das Primeiras Nações (povos originários) e o caráter das cidades foi alterado pelo fluxo contínuo de imigrantes e pelo desenvolvimento das cidades como centros econômicos e tecnológicos. Não mais definida principalmente pelas lentes da nostalgia rural, a identidade urbana canadense é polifônica, diversa, construída por meio de múltiplos discursos e mídias, uma troca em vez de uma orientação rígida. Assumindo o urbano como cenário e tema, os cineastas estão em posição ideal para criar e refletir múltiplas versões de uma única cidade.
Examinando quatorze filmes canadenses produzidos de 1989 a 2007, incluindo Jésus de Montréal (1989), de Denys Arcand; Léolo (1992), de Jean-Claude Lauzon; Double Happiness (1994), de Mina Shum; Rude (1995), de Clément Virgo; e My Winnipeg (2007), de Guy Maddin. Film and the City é o primeiro estudo abrangente do cinema canadense e da “urbanidade” – a totalidade da cultura e da vida urbana. Com base em estudos cinematográficos e urbanos e em questões de formação de identidade nos estudos canadenses, Melnyk considera como os cineastas, os filmes e o público urbano vivenciam, representam e interpretam a espacialidade, a visualidade e a oralidade urbanas. Dessa forma, Film and the City argumenta que o filme narrativo canadense do período pós-moderno ajudou a articular uma nova identidade nacional.”
O livro está disponível, em inglês e em acesso aberto, na AU Press.
ANO
2014
AUTORES
George Melnyk
EDITORES
AU Press