“Feminist Phenomenology and the Film World of Agnès Varda (2013)” [Fenomenologia Feminista e o Mundo Cinematográfico de Agnès Varda] por Kate Ince | Artigo

Resumo: “Por meio de uma discussão sobre a carreira de Agnès Varda de 1954 a 2008, que se concentra particularmente em La Pointe Courte (1954), L’Opéra-Mouffe (1958), The Gleaners and I (2000) e The Beaches of Agnes (2008), este artigo considera as conexões entre o cinema de Varda e sua feminilidade. Ele propõe que dois aspectos do cinema de Varda – seu retrato particularmente perspicaz de um conjunto de localizações geográficas e sua ênfase visual e verbal na corporificação feminina – tornam particularmente proveitosa uma abordagem fenomenológica existencial feminista de seus filmes. Baseando-se diretamente na obra de Maurice Merleau-Ponty e em alguns textos teóricos feministas e cinematográficos recentes que empregaram seus insights, o artigo explora a imagem háptica e a estratégia feminista em The Gleaners and I, a materialização do espaço que caracteriza a mistura de ficção e documentário de Varda e a relação dialética das pessoas com seu ambiente, frequentemente observada em seu cinema. Conclui-se que tanto as protagonistas femininas de Varda quanto a própria diretora podem ser consideradas como executoras da fenomenologia feminista em seus filmes, em suas ações, movimentos e relações com o espaço, e na carnalidade da voz e da visão com que a própria subjetividade de Varda é registrada em seus textos fílmicos.”

O artigo está disponível, em inglês, no Hypatia Journal.

Foto: Harald Krichel (CC-BY-SA 4.0)

ANO

2013

AUTORES

Kate Ince

EDITORES

Hypatia Journal