Coronation | Pandemia COVID-19 e o controle social
O novo documentário do artista chinês Ai Weiwei, Coronation, acaba de ser lançado. O filme, disponível online na plataforma Vimeo e nas redes do artista, trata do fechamento da cidade de Wuhan, origem da crise global. A novidade é que foi realizado à distância, filmado por telemóveis e pessoas que estavam no local.
Ao longo do filme, Weiwei examina, com o apoio de testemunhos e histórias privadas, o controle do estado chinês durante a epidemia e denuncia a vigilância social. Ou seja, seu documentário percorre uma história que conecta o micro ao macro: como os habitantes de Wuhan lidaram com um Estado autoritário durante a pandemia?
Associada a essa ideia, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han deixa em um artigo sua avaliação sobre a forma do governo chinês de controlar a epidemia. Segundo ele “a China criou uma sociedade disciplinar digital com um sistema de crédito social que permite a vigilância biopolítica e o controle contínuo da população. Nem um único momento da vida cotidiana escapa à observação. Cada clique, cada compra, cada contato, cada atividade nas redes sociais é monitorado. São utilizadas 200 milhões de câmeras de vigilância com reconhecimento facial. Qualquer pessoa que cruze o sinal vermelho, tenha contato com oponentes do regime ou poste comentários críticos nas redes sociais vive em perigo”.
É possível ver o trailer abaixo e ler mais sobre o filme aqui.
ANO
2020
AUTORES
Ai Weiwei