Cidadania cultural e literacia artística: lazeres e saberes em museus e cibermuseus da cidade criativa

“Um continente social e cultural quase inóspito tem emergido nas últimas décadas, onde se passa a aprendizagem de cidadania: os territórios informais de consumo da cultura, do ócio, do jogo e da informação. Aí, uma formação informal ocorre, em oposição ou em complemento à formação formal veiculada pela instituição escolar. Numa dessas arenas – o museu de arte – a formação informal permite, por exemplo, a construção da literacia artística, que consiste no processo de comunicação estruturado pela leitura e escrita próprias das actividades artísticas, especificamente no seio da produção da obra de arte, através da sua mediação pelo museu, e no seu consumo. Na modernidade avançada/ pós-modernidade, surge ainda a inédita ‘literacia multicultural e híbrida’. Tais figurações de literacia, em articulação com as opiniões públicas local, nacional e global, contribuem para o investimento recente na cidadania cultural por parte do habitante da urbe, em especial no quadro das cidades criativas”.

Palavras-chave: Cidadania cultural, literacias artística, multicultural e híbrida, formação informal, comunicação e públicos em museus e cibermuseus, opinião pública local-global.

Arquivo completo. 

 

ANO

2012

AUTORES

Pedro de Andrade