Bessa, P. (2008). Pintura mural do fim da Idade Média e do início da Idade Moderna no norte de Portugal

O objecto de estudo desta dissertação para doutoramento é a pintura mural do fim da Idade Média e do início da Idade Moderna no Norte de Portugal. Começámos por proceder a uma revisão da literatura sobre o tema publicada até ao início do nosso próprio projecto de investigação. O nosso propósito foi o de tentar compreender o corpus de pintura mural em análise nas suas circunstâncias e, tanto quanto possível, nas intenções que o motivaram e nele se manifestam. Uma vez que a maioria das pinturas murais conhecidas no Norte se encontra em igrejas paroquiais, desenvolvemos uma metodologia de investigação documental no sentido de esclarecer quem pudessem ter sido os encomendadores dos programas de pintura mural nas suas capelas-mor, uma vez que a responsabilidade de as mandar executar cabia aos abades e, mais raramente, a quem detinha o direito de padroado. Tecemos também algumas considerações a propósito dos rendimentos disponíveis pelos abades e reitores destas igrejas. Finalmente, apresentamos as nossas reflexões sobre alguns encomendadores. Procurámos entender as razões que possam ter estado na origem da preferência por programas frequentemente dilatados mas procurando reduzir o tempo – e, consequentemente, a sofisticação – da execução, o que é manifesto na existência de jornadas muito extensas. Caracterizámos o modus faciendi dos artistas e das oficinas às quais é possível atribuir mais do que uma pintura mural, acompanhando as tendências de gosto que manifestam e procurando as fontes de cultura da imagem de que se serviram. Finalmente, analisámos os programas e temas das pinturas murais em estudo. Esclarecemos que tipo de programas eram determinados pelos prelados e mandados executar por seus visitadores nas igrejas paroquiais. Uma vez que a responsabilidade de mandar executar pinturas murais nas capelas-mor e no corpo das igrejas paroquiais cabia a diferentes encomendadores, considerámos os programas e temas aí presentes separadamente, procedendo depois a uma análise comparativa. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre possíveis funções da imagem.

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ANO

2008

AUTORES

Paula Bessa