“As coisas no Islã: materialidades na vida cotidiana de muçulmanos do Rio de Janeiro e São Paulo (2022)” por Thaís Chaves Ferraz | Tese de Doutorado
Resumo: “A proposta desta tese é investigar os papéis que coisas podem desempenhar quando ligadas à perspectiva religiosa no Islã. Para tanto, pretendeu-se explorar sua pertinência nos cotidianos de muçulmanos em duas cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. A principal questão norteadora desta pesquisa resta em observar como as coisas se conectam aos dia a dias de muçulmanos xiitas e sunitas e em que sentido cooperam com seus modos de apreender e experienciar a religião. O trabalho de campo, iniciado em 2018 e estendido até 2020/2021, e as falas dos interlocutores demonstraram que coisas são copartícipe em criações identitárias, preferências, práticas individuais e que refletem pertencimento a grupos. Sinalizam status, prescrições e vedações. Moldam e ressignificam as relações do fiel com o Islã. Estão presentes em espaços sagrados compartilhados e também em ambientes tão íntimos como as casas, além do próprio corpo, seja no vestir ou na ingestão de alimentos. Coisas são capazes de, a um só tempo, compor interiores e ganhar as ruas, influenciando em novidade e externalizando consolidados saberes e modos de agir. Ser muçulmano passa pela ação das coisas e pelos usos e fruições que delas se fazem. É uma via dupla de afetos. Nesta tese, é ressaltada a relevância das coisas na conexão amplamente generosa que têm com pessoas, suas crenças, vivências e o Islã.”
Palavras-chave: Antropologia; Islã; coisas; materialidades; sunitas; xiitas
Esta tese de doutorado, escrita por Thaís Chaves Ferraz sob orientação de Gisele Fonseca Chagas, foi defendida em 2022 no Doutorado em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, estando disponível em Português no Repositório Institucional da UFF.
Foto: Jan Chipchase (CC-BY-SA 3.0)
ANO
2022
AUTORES
Thaís Chaves Ferraz
EDITORES
Gisele Fonseca Chagas