A MPB faz sua cena: música, boémia e política em Fortaleza nos últimos anos da ditadura militar (1980 – 1985)
“Este trabalho tem por objetivo estudar a cena musical vinculada à MPB (Música Popular Brasileira) em meio à efervescência artística-boémia-política no entorno da Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza (CE). Durante o processo de abertura política da ditadura civil-militar brasileira, jovens músicos-estudantes adotam práticas da música independente (ou alternativa) e passam a integrar um embrionário circuito local de MPB, à margem da indústria fonográfica e dos media do eixo Rio-São Paulo – grande centro produtor e difusor de bens culturais no Brasil. A análise toma como referência a trajetória de sete artistas, sendo eles Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba e Pingo de Fortaleza. Estão destacadas questões relacionadas ao envolvimento da música com a política estudantil, a cena cultural e boêmia em torno da universidade e as estratégias de atuação profissional desses músicos”.
ANO
2018
AUTORES
Fábio Freitas Marques | Orientador: Jean-Martin Rabot