Proximidades pós e neo-coloniais | à saída de Varosha
Este ensaio visual traça a trajetória de uma navegação espácio-temporal inquieta em contextos e disputas culturais pós e neo-coloniais. Surge como uma resposta à minha primeira entrada e ao(s) meu(s) imaginário(s) peripatético(s) na área anteriormente fechada de Varosha, na cidade de Famagusta (Ammochostos), Chipre. Expande ainda mais as disputas e ideias relevantes que relacionam as propostas, a investigação e os trabalhos da minha prática artística. Aceda ao ensaio aqui.
Nota biográfica
Vicky Pericleous é artista visual e professora assistente na Universidade de Tecnologia do Chipre, Departamento de Belas Artes. Estudou na Manchester Metropolitan University, na Wimbledon School of Art, em Londres, e na Academia de Belas Artes de Veneza. O trabalho de Pericleous investiga o seu interesse em examinar e produzir imagens em que ambientes, gestos e encontros oscilam entre o familiar e o estranho, a ruína e o modelo, e noções de perto e longe, relativamente a situações pós-coloniais e imaginários geográficos e culturais. A ideia de fragmento, bem como as proximidades e especulações espácio-temporais são negociadas ao longo da sua obra artística.
O seu trabalho foi apresentado em exposições em vários locais internacionais, incluindo Espace Commines, Paris, Hasselblad Foundation em Gotemburgo, Zahoor Ul Akhlaq Gallery of the National College of Arts, Lahore, Multiplied Art Fair, Christie’s, Londres, bem como em várias galerias privadas no estrangeiro [Amesterdão, Atenas, Belgrado, Gotemburgo, Istambul, Lahore, Londres, Manchester, Paris, Roterdão e Viena] em exposições internacionais, bienais, projectos e programas de investigação curatorial [ incluindo Resilience /Compassion, 2022, Galeria Municipal de Arte, Atenas, Vicky Pericleous/ “The Idle Fountain”, Solo Show, 2020-21, Art Seen Gallery Nicosia, “Drone Vision: Warfare, Surveillance, Protest”, em três países/fundações de arte, 2016-18, “The Presence of Absence, or the Catastrophe Theory”, NiMAC, Nicósia, 2018, ECLN Taking Part, Bernie Grant Arts Centre, London Monodrome, 3ª Bienal de Atenas e Sanat Limani, no âmbito da Capital Europeia da Cultura Istambul 2010]. Ao longo dos anos, colaborou e foi representada pela Omikron Gallery, Nicósia (2010-2013) e pela Art Seen Gallery, Nicósia (2015-agora).
Iniciou e participou no projecto internacional de investigação visual “Uncovered: Nicosia International Airport”, 2010-13. Tem sido membro activo do Noise of Coincidence Art Group, um grupo/plataforma internacional de arte que organizou várias exposições, acções, happenings e palestras em Chipre e no estrangeiro. O seu trabalho foi publicado e apresentado em muitos livros aclamados, catálogos de arte e imprensa, incluindo publicações de livros da Academia Valand da Universidade de Gotemburgo em colaboração com o Centro Hasselblad em Gotemburgo, Suécia, 2022 e University of Columbia Press, Setembro de 2019. O seu trabalho tem sido destacado e apresentado em revistas internacionais de Arte e Teoria. Entre elas, a plataforma de investigação Perambuation, Daily Lazy International, Art Daily Newspaper International e Art Forum, coluna Critic’s Picks.
Apresentou o seu trabalho em muitas conferências, seminários, palestras e conversas e contribuiu para o desenvolvimento de muitos programas de investigação artística financiados. Actualmente, é co-coordenadora da Expressão Artística e Criativa (pacote 3) do Programa Europa Criativa: EMPACT (Empatia e Sustentabilidade: A Arte de Pensar como uma Montanha), coordenado pela Universidade de Tecnologia de Chipre (CUT).
LATITUDE: 35.105872
LONGITUDE: 33.9554907