Dogma do Movimento Intelectual Criativo (Movimento 16)

Cadernos do Movimento Contemporâneo Europeu (Leis Fundamentais e Dogmas Absurdos)

PARTE II

Dogmas Absurdos (Cadernos I-V)

Caderno V – Movimentos Intelectuais

 

MOVIMENTO 16

Todo o objeto está em movimento, ainda que em imobilidade física, pois induz movimentos nos corpos circundantes (Dogma do Movimento Intelectual Criativo)

 

Do outro lado do rio, avista-se um edifício de grandes dimensões, um pouco excêntrico, destacando-se na paisagem urbana, como que a tentar chamar a atenção. Aquela parte da cidade chama-se Pardaugava, o que significa para lá do Daugava (nome do rio que separa a cidade em duas metades, deixando ainda, pelo meio, algumas ilhas indecisas). O nome, per si, é um atestado de uma secundarização dessa margem oposta à zona mais antiga e nobre de Riga.

Em termos de volumetria, de um lado impõem-se edifícios históricos, pelo meio, numa das ilhas, uma futurística antena de transmissões, e do outro lado (será sempre o “outro lado” mesmo para quem lá mora), um gigante de 11 andares, que na sua enorme massa alberga toda a cultura, história e imaginação de um povo.

A Biblioteca Nacional da Letónia, mudou-se recentemente (em 2014) para o volutuoso edifício conhecido por Castelo de Luz, e é um local de peregrinação aos livros e à literatura. No interior, bem no centro do piso térreo, é possível observar os vários patamares, ornamentados com milhares de livros atrás de vitrines, numa exposição devota que dá ao espaço uma áurea eclesiástica, como se ali o maior propósito fosse a veneração dos livros, enquanto entidade sagrada.

Este templo tem 5 milhões de livros, divididos pelos vários andares, pelas múltiplas salas. Seria necessário ler 13 livros por dia, ininterruptamente durante mais de 1000 anos, para alguém conhecer todo o seu conteúdo literário. Mas aqui reside uma das questões. Os livros repousados em prateleiras, fazem parte de um complexo movimento de um sistema perfeitamente vivo. A Biblioteca. Curiosamente, numa das muitas salas ao longo dos onze andares que albergam exposições, existe atualmente uma exposição inspirada na obra de Borges e no conceito de biblioteca viva, a partir da Biblioteca de Babel.

Uma biblioteca nunca pára, com entrada de novos títulos, baixa de outros, restauro dos mais fragilizados, e novas catalogações. A Biblioteca Nacional da Letónia também não pára, pois para além dos inúmeros leitores que se espalham pelos 11 andares, ainda acolhe quem decida ir ao 12º e 13º (sim, na verdade o edifício tem 13 andares) para no topo pontiagudo do edifício, desenhado por Gunnar Birkerts, apreciar toda a paisagem em redor, como Pardaugava, o rio, a velha Riga.

Uma pequena viagem no topo, incomparavelmente reduzida quando comparada com a viagem que cada uma das 5 milhões de lombadas nos pisos abaixo tem para oferecer. Ou não fosse um livro uma viagem plenamente carregada de movimento.

 

Publicado a 15/11/2024

 

Autor: Carlos Norton

Para saber mais: Cadernos do Movimento Contemporâneo Europeu (Leis Fundamentais e Dogmas Absurdos)

 

Ficha Técnica

Movimento 16

Som gravado com binaurais Roland CS-10EM

Biblioteca Nacional da Letónia, Riga

18 julho 2024, 15:30

Ficheiros audio

Mov 16

LOCALIZAÇÃO

LOCAL: Riga

LATITUDE: 56.9604299

LONGITUDE: 24.10007999999999