15 Apr, 2019

Call for papers: vista nº 4 – Visual culture, digital and media: Images intergenerational

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à Internet e a sua penetração junto da população, conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes.

O enfoque multidisciplinar da educação mediática e digital adiciona-se à questão intergeracional. Estas são as ideias de partida deste número especial, que pretende aprofundar o eixo temático de que a alfabetização mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por competências culturais distintas (mediáticas e digitais) e entre gerações, como cidadãos analógicos e digitais, emigrantes e nativos digitais. Desde os retratos de família às selfies captadas pelos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos media, que merecem ser repensados a partir da ideia de geração”.

Mais informações

Chamada de Trabalhos: vista nº 4 | Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações

Editoras convidadas: Ana Pérez Escoda (UNIR/Universidade Nebrija), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto/CICANT) e Inês Amaral (Universidade de Coimbra)

Data de submissão: até 15/03/2019