15 Apr, 2019
Call for papers: vista nº 4 – Visual culture, digital and media: Images intergenerational
“O contexto social marcado pela cultura de convergência mediática, em conjunto com a proliferação dos dispositivos digitais ligados à Internet e a sua penetração junto da população, conferiram relevância, mais do que nunca, à cultura mediática e visual. Meios digitais e imagens conduziram aos estudos das práticas de consumidores e produtores de imagens, de acordo com os aspetos sociais e os contextos culturais inerentes.
O enfoque multidisciplinar da educação mediática e digital adiciona-se à questão intergeracional. Estas são as ideias de partida deste número especial, que pretende aprofundar o eixo temático de que a alfabetização mediática ocorre em condições diferenciadas, caracterizadas por competências culturais distintas (mediáticas e digitais) e entre gerações, como cidadãos analógicos e digitais, emigrantes e nativos digitais. Desde os retratos de família às selfies captadas pelos nossos telemóveis, das telenovelas e séries televisivas às redes sociais, são cada vez mais as imagens que consumimos e produzimos, a partir de uma diversidade de experiências e de memórias, de uma multiplicidade de estilos de vida e de usos dos media, que merecem ser repensados a partir da ideia de geração”.
Chamada de Trabalhos: vista nº 4 | Cultura visual, digital e mediática: Imagens entre gerações
Editoras convidadas: Ana Pérez Escoda (UNIR/Universidade Nebrija), Maria José Brites (Universidade Lusófona do Porto/CICANT) e Inês Amaral (Universidade de Coimbra)
Data de submissão: até 15/03/2019