28 Feb, 2020

Passeio – Platform for Urban Art and Culture – prepares publication project on the theme Art (s) – frontier (s).

Sorry, this entry is only available in European Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Transartes, arte expandida e novas linguagens

(Editoras: Helena Pires e Zara Pinto-Coelho)

Arte-Vida, Arte-Política, Arte-Comunidade, Arte-Ativismo, Artista-Obra-Público, Arte Colaborativa, Estética Dialógica, Arte Popular, Arte Erudita, Arte Digital, Media Artes, Arte-Limite, Arte-(Não)Arte, estas são apenas algumas das expressões que se prestam a ilustrar, mais do que o rompimento de fronteiras, as deslocações que exploram o para lá das possibilidades conhecidas, as diferentes camadas de realidade, mas também a persistência de alguns campos semântico-referenciais que ainda denotam distanciamentos, incomunicabilidades ou mesmo resquícios do formalismo estético, à maneira de Roger Fry e Clive Bell, que procuraram, infrutiferamente, cingir e delimitar a “experiência estética”.

Em tempos de muros, materiais ou simbólicos, e de intenso avivamento de diferenças, é premente observarmos e discutirmos o mundo da arte na contemporaneidade. Compreender o que dizem, e fazem, as obras e os artistas, através das mais variadas técnicas e formas, e em movimento de permanente deslocação por entre as disciplinas estéticas, na sua relação com os públicos, os críticos, os curadores e a comunidade apresenta-se como um modo de acesso ao exercício de se pensarem novas linguagens e novos olhares, sobre a arte e sobre a vida. Como bem diz Paul Craenen, definindo a transdisciplinaridade, designadamente, como uma atitude de curiosidade e de abertura, “a consequência de uma complexidade crescente e da espacialização é a perda de uma visão de conjunto”. Em linha com o autor, propomo-nos, pois, com esta publicação, interrogar a arte quando ela integra novas possibilidades e procura criar novos sentidos.

Em suma, esta publicação pretende integrar reflexões sobre os limites ou fronteiras que separam (ou não) as diferentes formas de expressão artística, a arte da vida, a obra do público, a partir de experiências artísticas ou de práticas de criação abertas à exploração de novas dimensões e à descoberta de caminhos outros a vir.

 

  • Fotografia | John Howard / Pixabay