29 Mar, 2020
Passeio participa do “Festival Varandas”
O Festival Varandas regressa a Braga, Évora, Lisboa, Porto e a outras cidades de Portugal com um desafio apropriado à época que vivemos: #fiqueemcasa. Em tempos de isolamento social e quarentena, a varanda é o melhor sítio para ver os raios de sol da primavera, apanhar um pouco de ar puro e conversar com os vizinhos. A iniciativa da Zet Gallery, da qual é responsável e curadora Helena Pereira, colaboradora da Passeio, trata-se de um festival que convida artistas, amadores ou não, a participar de forma livre, levando performances artísticas a varandas no domingo, dia 29 de março.
A programação divide-se em dois momentos. De manhã, a partir das 11h, acontece o “Varadinhas”, destinado essencialmente aos mais pequenos. Aqui, os mais novos têm entre 10 e 30 minutos para mostrar os seus talentos à janela cantando, dançando ou declamando poemas. De tarde, a partir das 17h30min, inicia o “Varandas”, destinado para os mais velhos, com apresentações de duração entre 15 e 45 minutos.
Quem pode? De acordo com a organização, “podemos todos, desde que queiramos. Não tens de ser um profissional das artes de espectáculo. Pode ser música a solo ou em conjunto, pode ser baile, pode ser DJ, pode ser karaoke – que significa “orquestra vazia”, bem a propósito – pode ser poesia, pode ser conto, pode ser um capítulo de um livro que leve alguém a querer ler o resto em casa. Pode ser uma performance, uma curta peça de teatro, um monólogo. Mas pedimos-te que tenhas algum cuidado com o que dizes e fazes, porque terás certamente crianças a ver-te e ouvir-te”.
Para se inscrever, o artista deve enviar uma mensagem para a página de Facebook do Festival, com algumas informações, como nome, tipo de actuação, local e contacto. O evento propõe ainda que cada participante faça diretos da respetiva atuação, colocando as tags do Varandas (@festivalvarandas #festivalvarandas #festivalvarandasemcasa #euficoemcasa #ficaemcasa #stayathome #stayhome).