20 Jun, 2024

Ágora de Cá_O que pode a arte? | Facilitar, Pacificar, Transformar?

No dia 20 de junho de 2024, pelas 18:30 teve lugar na zet gallery a quarta sessão do ciclo Ágora de Cá, da série “O que pode a Arte?” com o subtema “Facilitar, pacificar, transformar?“.  A sessão foi moderada pelo Professor Doutor Jean Martin Rabot, da Universidade do Minho, e teve como interveniente o prestigiado museólogo canadiano Jean-Marie Lafortune, professor no departamento de comunicação social e pública da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM).

 

Sinopse

Na introdução do volume 10 da Revista Lusófona de Estudos Culturais dedicado ao tema, escrevemos que a “mediação  artística  inclui uma  dimensão política  ou transformadora, que pode ser impulsionada tanto por forças reprodutivas, como por movimentos desconstrutores, críticos e dialógicos (Mörsch, 2005; Rodrigo, 2012) e é precisamente nessa tensão que deve ser compreendida e interrogada.” E afirmamos também que essa era “Razão suficiente para refletir sobre o como ou sobre as artes pedagógicas da mediação da arte” (Pinto-Coelho, Pires, & La Fortune 2023, p. 8). Nesta quarta edição do ciclo “O que pode a arte” queremos explorar e discutir as pluralidades de sentido, bem como de práticas, compreendidas no campo da mediação da arte contemporânea, com particular interesse pela mediação como lugar de luta simbólica, material e objetiva. Perguntamos: o que pode a mediação artística? Facilitar, pacificar, transformar?  

 

O projeto tem organização da zet gallery em parceria com a Passeio, com o apoio do dstgroup e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.

 

 

Notas biográficas

 

Jean-Marie Lafortune é professor do Departamento de Comunicação Social e Pública da Universidade de Québec, em Montreal. Integra o Observatório das Mediações Culturais e o Grupo de Investigação Educação e Museus. É editor da revista Animation, Territoires et Pratiques Socioculturelles. Recentemente dirigiu com Anik Meunier e Jason Lukerhoff o livro La Transmission Culturelle Dans les Musées de Societé (A Transmissão Cultural nos Museus da Sociedade; La Documentation Française, 2022), e escreveu os capítulos “Mediation Culturelle” na obra editada por Camille Alloing, Evaluer la Communication des Organisations (Presses de l’Université du Québec, 2022, pp. 177-195), e “D’Autres Formes d’ Intervention Dans le Monde Anglo-Saxon: Le Modele Étatsunie”, no livro editado por Jean-Luc Richelle, Jean-Claude Gillet et l’utopie de l’animation. Action, formation, recherche (Carrières sociales édition, 2022, pp. 183–192).

ORCID: 0000-0002-7856-8312

Email: lafortune.jean-marie@uqam.ca

Morada: Département de Communication Sociale et Publique, Pavillon Judith-Jasmin, Université du Québec à Montréal, 405 rue Sainte-Catherine Est, Montréal, Québec, H2L 2C4, Canadá

 

Jean Martin Rabot  doutorou-se em Sociologia, na área de conhecimento de Teorias e metodologias fundamentais, em 2005, na Universidade do Minho, onde é Professor Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Ensina na área das Teorias sociológicas, da Sociologia da cultura, da Sociologia da arte, comunicação e média. Tem desenvolvido trabalho de investigação no domínio da sociologia do quotidiano e do imaginário, da sociologia da pós-modernidade e da sociologia do média interativos.