19 Apr, 2021

Ação de Formação | “Do quintal à praça: o samba na formação urbana do Rio de Janeiro”

Terá lugar nos dias 19 e 26 de abril, das 16h30 às 18h30, a ação de formação Do quintal à praça: o samba na formação urbana do Rio de Janeiro. O evento decorrerá via Zoom e tem as inscrições abertas até ao dia 18 de abril.

A ação de formação dedica-se a pensar, com o samba, a formação urbana do Rio de Janeiro. Foram selecionadas canções que nos dão a pensar uma dimensão do Brasil em transformação, aos poucos perdendo suas feições rurais e se urbanizando, que tem no Rio – então capital do país – o seu microcosmo. Nesse processo, convergem para a urbe carioca milhares de pessoas negras – descendentes de africanos em diáspora – entre os quais aqueles que enxergam na cidade oportunidades de viver melhor e os que são expulsos do campo sem terra para viver. A música canta esse momento e essa cidade, que, entre repressão e tolerância, quer ocultar corpos considerados indesejáveis, mas não consegue abafar o quintal de liberdade que é o samba.

O universo desta ação diz respeito à Área Central da cidade do Rio de Janeiro e suas áreas vizinhas, notadamente a África em miniatura, como proclamava o notável sambista Heitor dos Prazeres. Nesse compasso, da aurora do século XX até os anos de 1960, esta ação de formação segue o ritmo das principais intervenções urbanas ocorridas nessas localidades, uma geografia de demolições, que inclui remoção, sim, mas também protesto, reivindicação e resistência.

 

Programa:

  1. O samba carioca: urbanidades e ruralidades
  2. “Uma limpeza indispensável” – Rio de Janeiro, capital higienista e afrancesada da República.
  3. Lugares de samba e os nossos “patrimônios de saudade”.
  4. O samba canta certas formas e figuras da produção capitalista do espaço.

 

Texto de apoio:

Sodré, M. (1998). Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad.

  • Capítulos: Samba, o dono do corpo (pp. 11-18); O samba (pp. 35-37) & Geografia do mito (pp. 61-65)

 

Organização: João Sarmento (ICS/UM) no âmbito da UC de Geografia Cultural Contemporânea (ILCH/UM); Licenciatura em Estudos Culturais & Licenciatura em Música (ILCH) & Plataforma Passeio (CECS/UM).

Inscrições: Enviar nome e e-mail para b12277@ics.uminho.pt