28 Feb, 2020
A Passeio prepara projeto de publicação sobre a temática Arte(s)-fronteira(s).
Transartes, arte expandida e novas linguagens
(Editoras: Helena Pires e Zara Pinto-Coelho)
Arte-Vida, Arte-Política, Arte-Comunidade, Arte-Ativismo, Artista-Obra-Público, Arte Colaborativa, Estética Dialógica, Arte Popular, Arte Erudita, Arte Digital, Media Artes, Arte-Limite, Arte-(Não)Arte, estas são apenas algumas das expressões que se prestam a ilustrar, mais do que o rompimento de fronteiras, as deslocações que exploram o para lá das possibilidades conhecidas, as diferentes camadas de realidade, mas também a persistência de alguns campos semântico-referenciais que ainda denotam distanciamentos, incomunicabilidades ou mesmo resquícios do formalismo estético, à maneira de Roger Fry e Clive Bell, que procuraram, infrutiferamente, cingir e delimitar a “experiência estética”.
Em tempos de muros, materiais ou simbólicos, e de intenso avivamento de diferenças, é premente observarmos e discutirmos o mundo da arte na contemporaneidade. Compreender o que dizem, e fazem, as obras e os artistas, através das mais variadas técnicas e formas, e em movimento de permanente deslocação por entre as disciplinas estéticas, na sua relação com os públicos, os críticos, os curadores e a comunidade apresenta-se como um modo de acesso ao exercício de se pensarem novas linguagens e novos olhares, sobre a arte e sobre a vida. Como bem diz Paul Craenen, definindo a transdisciplinaridade, designadamente, como uma atitude de curiosidade e de abertura, “a consequência de uma complexidade crescente e da espacialização é a perda de uma visão de conjunto”. Em linha com o autor, propomo-nos, pois, com esta publicação, interrogar a arte quando ela integra novas possibilidades e procura criar novos sentidos.
Em suma, esta publicação pretende integrar reflexões sobre os limites ou fronteiras que separam (ou não) as diferentes formas de expressão artística, a arte da vida, a obra do público, a partir de experiências artísticas ou de práticas de criação abertas à exploração de novas dimensões e à descoberta de caminhos outros a vir.
- Fotografia | John Howard / Pixabay