Tussen Kunst & Quarantaine: recriando obras de arte

Escolha uma obra de arte famosa, utilize três itens da sua casa, represente-a em uma foto e divulgue no @tussenkunstenquarantine. Estes são os três passos que devemos dar para participar do projeto Tussen Kunst & Quarantaine, que propõe a recriação de diversas obras de arte em casa, durante a pandemia da Covid-19. Com pouco mais de 260 mil seguidores e 584 publicações, a conta de Instagram que teve sua primeira postagem em março de 2020, está despertando a curiosidade de pessoas e museus ao redor do mundo.

De acordo com o Artnet News, a conta de Instagram foi criada por uma holandesa que estava entediada e decidiu apresentar recriações fotográficas feitas em casa. Anneloes Officier e seus colegas de casa, presos em casa devido à medida de contenção do Coronavírus que exige o isolamento social, mostram na conta de Instagram como tudo começou: uma conversa de WhatsApp que deu abertura para que suas próprias recriações fossem compartilhadas com o mundo e se tornassem um convite para que outras pessoas pudessem fazer o mesmo. O projeto foi bem aceite e a conta recebeu inúmeras fotos.

Com tantos resultados positivos, museus como o Metropolitan Museum of Art (New York, EUA) adotaram a iniciativa e começaram a incentivar as pessoas a recriar suas obras de arte em casa, utilizando seus acervos como fonte de inspiração. No caso deste museu, a hashtag criada para impulsionar o projeto foi #mettwinning. Outros museus que incentivam a iniciativa são o Rijksmuseum (Amsterdão, Holanda) e o Museu de Lamas (Santa Maria de Lamas, Portugal). Segundo o site Club Innovation & Culture France, outros museus como o Louvre (Paris, França), o The Getty Center (Los Angeles) e o The Hermitage (São Petersburgo, Rússia) também estão apoiando a iniciativa.

A pandemia da Covid-19 mostra que a criatividade e as manifestações artísticas não estão condicionadas ao conhecimento de técnicas de criação e habilidades inerentes às pessoas que trabalham com a arte cotidianamente. Iniciativas como a Tussen Kunst & Quarantaine mostram que não existem limites para a criação. O isolamento social e a necessidade de nos mantermos em casa, podem causar ansiedade e aborrecimentos, mas também podem propiciar ambientes de aprendizado, criação e divertimento. Dar vida às pinturas com objetos caseiros é uma opção neste momento, capaz de valorizar a cultura visual e as capacidades individuais de qualquer pessoa que deseja participar do desafio.