Passeio

SOBRE NÓS

 

A PASSEIO

Plataforma de arte e cultura urbana. Com este projeto, fixamos o nosso olhar nas ruas da cidade – na arquitetura, no graffiti, tag e stencil, na música, no desporto urbano, no teatro e na animação de rua, no artesanato e no comércio tradicional, na publicidade e no vitrinismo – nas suas imagens, nas suas histórias e nas ligações tecnológicas que prolongam o traçado destas ruas e destas redes. O nosso objetivo passa por contextualizar as ações quotidianas que acontecem nas ruas da cidade – que vão desde o passo de dança do acordeonista, à pose do homem-estátua e ao pregão do comerciante – com a memória partilhada dos seus transeuntes: as recordações de estabelecimentos comerciais e lojas, as histórias de vida de artistas e comerciantes de rua, os testemunhos de minorias étnicas e culturais que habitam a cidade. Se quiser conhecer melhor o projeto científico que está na base da Passeio, clique aqui.

A plataforma é uma realização do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), concebida no âmbito de ação estratégica para 2015-2020.

 

PERCORRENDO A PLATAFORMA

Passeio: Apresentação do projeto e da equipa de investigadores.

Galeria: Espaço para publicação de microensaios, incluindo imagens e narrativas – textos, recursos visuais (fotografia, vídeo, ilustração) e sonoros (gravações de ambiências, entrevistas, música), elaborados pela equipa de investigadores da Passeio e profissionais ou académicos convidados, com interesse na área da arte e cultura urbana.

Quiosque: Recortes de notícias publicadas nos média online sobre questões relacionadas com arte e cultura urbana.

Mediateca: Acervo virtual e referências de livros, filmes, músicas, projeto e produções académicas relacionadas com arte e cultura urbana.

Calendário: Agenda de eventos, festas populares, festivais, exposições e congressos científicos relacionados com arte e cultura urbana.

Mapa: Ferramenta de navegação e localização em mapa dos microensaios produzidos para a Galeria.

Contatos: Lista de contatos relacionados com a plataforma e com as instituições envolvidas no projeto.

 

INVESTIGADORES

Coordenadoras: Helena Pires (CECS/UM) | Zara Pinto-Coelho (CECS/UM)

Outros Investigadores: Maria da Luz Correia (CECS/UM e UAC) | Sofia Gomes (CECS) | Fábio Marques (CECS) | Ricardo Campos (CICS-Nova/CECS) | Elaine Trindade (CECS)