O mundo perdido do mercado Stockport, Manchester, nos anos 70

O fotógrafo Heidi Alexander encontrou recentemente uma pasta de negativos que estava esquecida/perdida em sua casa. Na caixa esquecida estava uma surpresa: imagens do Stockport Market em Manchester em 1976 e 1977.

Em seu site, o autor refere:

Olhando as fotos agora, com olhos do século 21, parece que poderiam ter sido feitas nos anos 1950. Os arredores, roupas e rostos mostram evidências claras de uma comunidade acostumada às dificuldades diárias e à pobreza. Mas os sorrisos, alguns tímidos, alguns surpresos, outros orgulhosos, trazem de volta ricas memórias de correria e negócios, do barulho do bate-papo e da atividade que caracterizam qualquer ambiente tradicional e próspero de mercado.

De acordo com artigo no The Guardian, quando as fotografias começaram a ser partilhadas pelo Arquivo de Cultura Britânica, os moradores entraram em contato partilhando os nomes das pessoas nas fotos e memórias daquele período.

A partir da mediação câmara/fotógrafo, um fragmento da memória urbana ficou registado e encontra-se disponível para apreciação aqui.