COMPRAÇA | O QUE PODE UM MERCADO?

COMPRAÇA é um projeto de investigação e intervenção que visa evidenciar o papel da comunicação social na transformação do espaço urbano em lugar vivido e a participação de cada um no processo de construção de um lugar comum e de um sentir partilhado/contestado.

Recentemente requalificado, o Mercado Municipal de Braga (A Praça), enquanto médium urbano em transformação, constitui um laboratório da vida urbana quotidiana, que permite a observação e o estudo das mudanças, das tensões/conflitos/negociações, mas também das potencialidades e criatividade que pautam as interações sociais entre múltiplos agentes. Compreender a natureza comunicativa desta mesma dinâmica é particularmente relevante, no sentido em que tal nos permite potenciar a eficácia da ação comum entre os sujeitos, nos seus diferentes papéis, o sentido de coesão e ligação na tessitura intersubjetiva e social de um terreno comum e contribuir para cultivar os direitos à socialidade quotidiana, ao ócio e à vida pública no espaço urbano.

As dimensões da comunicação na praça que pretendemos observar, registar e analisar, tendo em vista explorar as formas como se relacionam e mostrar o seu funcionamento simbólico/político, são as seguintes:

  • Verbal: o que dizem/fazem as pessoas que fazem a praça e como tal acontece, tendo particular interesse pelos usos vocabulares e narrativas contadas nesta comunidade de fala;
  • Sociocognitiva: saberes e memórias, crenças e símbolos, representações que circulam e se reciclam; imaginários, visões do mundo que se cultivam e identidades que se constroem entre os usuários da praça, em particular, entre vendedores e consumidores;
  • Sensorial-estética: expressões e manipulação dos sentidos, por via dos corpos, objetos, disposições espaciais/arquitetónicas e respetivos usos;
  • Interacional: papéis, estratégias, jogos e recursos usados nas trocas entre vendedores/vendedores e entre vendedores e consumidores;
  • Performática/ritualística: eventos de venda/compra; ir à praça; estar na praça, conversar na praça; vender na praça, etc;
  • Intersubjetiva: a componente afetiva-emocional dos vínculos que estabelecem os participantes nas interações e nos rituais.

De inspiração etnográfica, o projeto COMPRAÇA envolve o desenvolvimento de um trabalho de campo que implica idas regulares à unidade de estudo e usa as técnicas de observação e de utilização de informantes privilegiados como recursos principais para obtenção de dados empíricos. Utiliza, no entanto, outros procedimentos de recolha de dados: conversas informais, entrevistas de histórias de vida, registos fotográficos e em vídeo, e recolha de vários tipos de documentos sobre a unidade em estudo.

Entende-se que este programa metodológico constitui um recurso importante na produção de conhecimento indutor de formas de intervenção potencialmente transformadoras da auto-perceção dos diferentes agentes no que respeita ao seu papel e modos possíveis de participação cidadã no espaço urbano comum, assim como das políticas na esfera da ação institucional.

Preocupações tais como a sustentabilidade (ambiental e social), a participação-cidadã na esfera política, a funcionalidade social e democraticidade do desenho urbano e arquitetura, a inclusão de grupos sociais desfavorecidos ou de novos grupos emergentes, a reinvenção participada do espaço público, entre outras, concernem tanto a cidades de pequena dimensão como de dimensão global. É com este sentido de participação na discussão pública da vida urbana contemporânea que a Passeio se propõe contribuir com recomendações políticas concretas e sustentadas na investigação no terreno, tendo em vista a sua concretização num documento orientador de boas práticas, a disponibilizar a toda a comunidade interessada.

A equipa do projeto é constituída pelas coordenadoras da Passeio, Helena Pires e Zara Pinto-Coelho e por Thatiana Veronez, estudante de doutoramento, bolseira da Passeio. Para se juntar a nós, envie uma mensagem para passeio@ics.uminho.pt

LOCALIZAÇÃO

LOCAL: Braga

LATITUDE: 41.5542808

LONGITUDE: -8.4275673