Descolonização urbana entre Lisboa e Hamburgo

O Goethe-Institut Portugal lança, a 5 de maio, o projeto ReMapping Memories Lisboa – Hamburg: Lugares de Memória (Pós)Coloniais, uma iniciativa bilateral, desenvolvida entre Portugal e Alemanha, em que se procura inscrever as cidades de Lisboa e Hamburgo no debate em curso sobre a descolonização das cidades europeias, outrora metrópoles-eixo do colonialismo.

O objetivo central do projeto é o de (re)pensar a relação da cidade com a colonialidade: o modo como o colonialismo e a resistência anticolonial são transmitidos na memória coletiva, nos vestígios materiais e no espaço público das cidades portuárias de Hamburgo e Lisboa.

A partir disso, procura-se evidenciar como as relações de poder de matriz colonial perduram até hoje. Uma das intenções é a de encontrar modos de inscrever outras histórias nos debates sobre as disputas de memória e estratégias de descolonialização das cidades europeias.

Entre as ações pensadas no projeto está o desenho de mapas digitais das duas cidades em que estarão presentes contranarrativas, organização de debates abertos à comunidade, workshops e trabalhos artísticos.

Mais informações.