Arte para (e pelas) ruas

O caminhar pela cidade de Reno, Nevada (USA), será agora cada vez mais colorido. A Iniciativa Asphalt Art da Bloomberg Philanthropies propôs incorporar arte aos espaços públicos da pequena cidade de várias maneiras, mas com uma certa ênfase naquilo que o projeto chama por arte de asfalto.

Diferentes intervenções visuais em estradas (cruzamentos e faixas de pedestres), espaços para pedestres (praças e calçadas) e infraestrutura vertical (utilidade caixas, barreiras de tráfego e passagens subterrâneas) podem ser vistas ao redor de toda a cidade.

A iniciativa que já passou por três outros estados norte-americanos, nomeadamente Missouri, Michigan e Virgínia, propõe revitalizar o espaço público com arte urbana no intuito de torna-los mais convidativos e seguros. Pergunta Kate Levin, antiga comissária do Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova Iorque, em entrevista ao The New York Times,, “porque não usar projetos como este para realmente permitir que as pessoas se envolvam, criar uma sensação de que o espaço público pertence a todos?”

Mais imagens e informações aqui.