25 Sep, 2020

Lançamento do livro Cenas e vistas d’A Brasileira

“n’A Brasileira, desenham-se quadros da vida na cidade, compostos por detalhes que escapam à notícias, insignificâncias que dificilmente são perceptíveis nas visões mais panorâmicas, pequeníssimos nadas que tanto prenunciam mudanças como resistências inesperadas…”.

 

No próximo 25 de setembro, no café A Brasileira, terá lugar a sessão de lançamento do livro Cenas e vistas d’A Brasileira, produzido pela Passeio.

À semelhança de outros cafés históricos, A Brasileira é reconhecida como fazendo parte do comércio com valor patrimonial em Braga. O livro revela os diferentes modos como aqueles que frequentam A Brasileira se apropriam do café no seu quotidiano. Esta publicação procura configurar-se como uma mais-valia para a memória coletiva e sentido de comunidade da cidade.

Cenas e vistas d’A Brasileira, que conta com o financiamento da FCT e o apoio da Câmara Municipal de Braga, surgiu após mais de um ano de imersão dos pesquisadores da Passeio no quotidiano do café, com tomadas de notas de campo, conversas informais, entrevistas a frequentadores, bem como a alguns de seus colaboradores. Nas suas páginas, as ilustrações de Pedro Seromenho contribuem para a riqueza do projeto.

Brevemente será disponibilizada uma versão digital do livro. Para mais informações, continue a acompanhar a Passeio em seu site, no Facebook e no Instagram.

Nota: O evento será de acesso restrito devido à pandemia COVID-19.