8 Nov, 2020

Deslocamentos da arte

No âmbito das comemorações dos 25 anos do Grande Prémio de Literatura dst, a Zet Gallery convidou 25 artistas para criarem uma obra de arte inspirada em cada um dos livros e autores vencedores do prémio. Em seguida, espalhou poesia pelas ruas da cidade com o roteiro Arte e Literatura no Comércio Local.

Ao caminhar pelo Centro de Braga, em um movimento de (re)descoberta do comum, será possível realizar o circuito pelos 25 estabelecimentos emblemáticos do comércio local bracarense, que acolhem, até o dia 8 de novembro, cada uma das obras de arte.

 

O deslocamento de obras de arte das galerias e museus para espaços liminares também é a proposta da exposição Footnote 14: Angel of History. A decorrer na restaurada Casa São Roque (conhecido como Palacete Ramos Pinto), na zona oriental do Porto, a exposição reúne um conjunto de artistas contemporâneos cujos trabalhos dialogam com a obra do pensador judaico-alemão Walter Benjamin.

A curadora Barbara Piwowarska, em entrevista ao jornal Público, contextualiza o motivo da exposição ser realizada em tal lugar. Segundo a curadora “o exterior e o interior tornaram-se emblemas cruciais para a sua análise topográfica da experiência da sociedade moderna, fundada na divisão entre a rua, um espaço de massas e de produção, e a casa, um ‘casulo de consumo’”. | Mais informações