3 Sep, 2021

Pré-conferência ECREA 2021 | TransArts, expanded art and new languages

Tendo como tema TransArts, expanded art and new languages, a Passeio está a organizar uma das pré-conferências da ECREA 2021. A pré-conferência decorrerá online, via Zoom, no dia 03 de setembro de 2021. As sessões são abertas à participação de todos os inscritos na conferência ECREA 2021.

Para tal, será necessário realizar uma pré-inscrição (envio de email para passeio@ics.uminho.pt no limite até dia 2 de setembro, inclusive).

 

Descrição

Compreender o que dizem, e fazem, as obras e os artistas, através das mais variadas técnicas e formas, e em movimento de permanente deslocação por entre as disciplinas estéticas, na sua relação com os públicos, os críticos, os curadores e a comunidade, apresenta-se como um modo de acesso ao exercício de se pensarem novas linguagens e novos olhares, sobre a arte e sobre a vida.

Esta pré-conferência propõe-se interrogar a arte quando ela integra novas possibilidades e procura criar novos sentidos. As comunicações que integram o programa procuram examinar de uma forma crítica as interpelações, questões e dúvidas levantadas por projetos artísticos deste tipo, bem como pelos limites e fronteiras que separam as diferentes formas de expressão artística, a arte da vida, a obra do público.

O evento funcionará como plataforma para profissionais do campo das artes, académicos e estudantes de doutoramento, discutirem acerca dos desenvolvimentos atuais da (trans)Arte e da transgressão e integração de fronteiras no campo artístico. Os participantes, coordenados pela organização local, debaterão e trocarão experiências sobre questões e casos particulares. (Trans)Artes, arte expandida e novas linguagens é uma excelente oportunidade para networking.

A moderação será realizada por Zara Pinto-Coelho.

 

Programa

Sessão 1 (Manhã | 10:00 – 12:00)

Contra a corrente. Sobre arte e fronteira: de significante vazio à porosidade

Fernando José Pereira

 

Todas as cartas de Rimbaud e Rebuçados Venezianos: entre um filme e outro

Edmundo Cordeiro

 

A secção e o travelling: Lisboa de perfil em 3 planos

João Rosmaninho

 

Braga snapshots in virtual reality: do sentir ao pensar

Helena Pires, João Martinho Moura, Né Barros & Paulo Ferreira-Lopes

 

Sessão 2 (Tarde | 15:00 – 17:00)

Facts, acts and paths. Sentidos para uma (curadoria da) arquitetura com tonalidades performativas – viagem em 3 atos à trienal de Oslo de 2019

Ana Vilar

 

Photoplay: arte e cultura lúdica em fotografia de instalação

Luísa Magalhães

 

Construindo confiança e redes nas políticas de comunicação das indústrias culturais, uso e consumo de conteúdos nos dispositivos móveis: o caso da dança

Maria E. Pérez-Peláez, Amador Cerruda & Félix Ortega

 

Uma Lisboa trans-realista e vegetal

Teresa Lima